Apresentação

Que bom que você veio... E, já que está aqui, conheça a proposta desse blogger, que iniciado em 2012 nasce com a necessidade de conhecer um pouco mais sobre a Educação Profissional no Brasil e na Bahia para desenvolver minhas atividades nessa modalidade em Santo Antonio de Jesus, e registrar essa experiência considerando a minha atual fase profissional. Em 2009 o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde lecionei desde 2003 passou a ser o Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, no qual, via processo eleitoral (2012-2014) passei a ser membro da equipe gestora do CETEP _ RECÔNCAVO, como Vice Diretora de Articulação com o Mundo do Trabalho. Então, já que estou pesquisando, resolvi criar esse blogger para registrar as descobertas, contribuições, experiências, eventos e o que ocorrer. Também espero contar com esse maravilhoso recurso para potencializar a aprendizagem, via interatividade. Participe! Ficarei muito grata.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

BAHIA PROFISSIONALIZADA


A Educação Profissional está criando mais oportunidades para a juventude e trabalhadores na Bahia. O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, investe desde 2007 na implantação e fortalecimento da Rede de Educação Profissional da Bahia. 
A Educação Profissional está vinculada aos 10 compromissos do Programa Todos pela Escola. Desponta como uma grande oportunidade de um futuro melhor para jovens e trabalhadores baianos que podem fazer um curso técnico de nível médio, sendo preparados, por meio da formação integral, para uma inserção cidadã na vida social e mundo do trabalho.
Territorialização
A territorialização da Educação Profissional é uma estratégia de interiorização e inclusão dos estudantes e trabalhadores e faz parte da política de divisão territorial do Estado e do atendimento às demandas do Plano Plurianual Participativo. A expansão por territórios é baseada na criação de Centros Territoriais de Educação Profissional. Com essa estratégia, os jovens e trabalhadores são preparados para trabalhar em seus municípios, em seus territórios, não precisando mais migrar em busca de oportunidades em outras regiões. Em 2007, a oferta de Educação Profissional chegava apenas a 14 Territórios de Identidade. Em 2011 já contempla todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário