Apresentação

Que bom que você veio... E, já que está aqui, conheça a proposta desse blogger, que iniciado em 2012 nasce com a necessidade de conhecer um pouco mais sobre a Educação Profissional no Brasil e na Bahia para desenvolver minhas atividades nessa modalidade em Santo Antonio de Jesus, e registrar essa experiência considerando a minha atual fase profissional. Em 2009 o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde lecionei desde 2003 passou a ser o Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, no qual, via processo eleitoral (2012-2014) passei a ser membro da equipe gestora do CETEP _ RECÔNCAVO, como Vice Diretora de Articulação com o Mundo do Trabalho. Então, já que estou pesquisando, resolvi criar esse blogger para registrar as descobertas, contribuições, experiências, eventos e o que ocorrer. Também espero contar com esse maravilhoso recurso para potencializar a aprendizagem, via interatividade. Participe! Ficarei muito grata.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Brasil Profissionalizado


programa Brasil Profissionalizado visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integrado à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.
Mais de R$ 1,5 bilhão já foi conveniado pelo Ministério da Educação. O dinheiro deve ser empregado em obras de infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores. Até 2014, o Programa conveniará recursos da ordem de R$ 1,8 bi aos estados e municípios que ofertam educação profissional no país.
                O Brasil Profissionalizado leva em consideração o desenvolvimento da educação básica na rede local de ensino e faz uma projeção dos resultados para a melhoria da aprendizagem. O incremento de matrículas e os indicadores sociais da região, como analfabetismo, escolaridade, desemprego, violência e criminalidade de jovens entre 18 e 29 anos também são analisados.

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