Apresentação

Que bom que você veio... E, já que está aqui, conheça a proposta desse blogger, que iniciado em 2012 nasce com a necessidade de conhecer um pouco mais sobre a Educação Profissional no Brasil e na Bahia para desenvolver minhas atividades nessa modalidade em Santo Antonio de Jesus, e registrar essa experiência considerando a minha atual fase profissional. Em 2009 o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde lecionei desde 2003 passou a ser o Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, no qual, via processo eleitoral (2012-2014) passei a ser membro da equipe gestora do CETEP _ RECÔNCAVO, como Vice Diretora de Articulação com o Mundo do Trabalho. Então, já que estou pesquisando, resolvi criar esse blogger para registrar as descobertas, contribuições, experiências, eventos e o que ocorrer. Também espero contar com esse maravilhoso recurso para potencializar a aprendizagem, via interatividade. Participe! Ficarei muito grata.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A dimensão do PROBLEMA


O processo de modernização crescente no mundo capitalista, semelhante ao que acontece entre as nações que direta ou indiretamente estão envolvidas nesse processo, também interfere na dinâmica educacional do Estado brasileiro. As transformações e os avanços tecnológicos, paralelo às exigências para inserção no mercado de trabalho tendem a reproduzir uma lógica excludente característica de países em desenvolvimento. Nesse sentido, ao estudar a educação profissional no Estada da Bahia, mais precisamente no Território de Identidade do Recôncavo, aponta-se a seguinte problemática: Qual é o cenário da educação profissional técnica em nível médio no Recôncavo baiano? Enquanto política pública qual a contribuição da educação profissional técnica em nível médio para minimizar o incipiente grau de escolaridade da maioria dos jovens-adultos do Recôncavo baiano?  O que a educação profissional representa para os jovens-adultos das classes trabalhadoras desse Território? Será que os estudos realizados no Centro Territorial de Educação Profissional / CETEP – Recôncavo atenderão as expectativas? O número de vagas e os cursos oferecidos são satisfatórios? Os profissionais são especializados ou atualizados? Os jovens do Recôncavo acreditam que a negativa de postos de trabalho se associa exclusivamente à baixa escolaridade, abdicando o sistema capitalista e Estado da responsabilidade que lhe cabe pelo desemprego estrutural?
Como a educação é um processo que se obtém respostas a longo prazo, o prejuízo pode ser desesperador caso se cruzem os braços enquanto o tempo passa. Portanto é preciso unir forças para realizar um trabalho sério e comprometido com uma educação de qualidade... 
...Depende de nós...  Depende de cada contribuição...

... ENQUATO AGUARDA O PRÓXIMO TEXTO...  COLABORE... COMENTE...  INTERAJA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário