Apresentação

Que bom que você veio... E, já que está aqui, conheça a proposta desse blogger, que iniciado em 2012 nasce com a necessidade de conhecer um pouco mais sobre a Educação Profissional no Brasil e na Bahia para desenvolver minhas atividades nessa modalidade em Santo Antonio de Jesus, e registrar essa experiência considerando a minha atual fase profissional. Em 2009 o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde lecionei desde 2003 passou a ser o Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, no qual, via processo eleitoral (2012-2014) passei a ser membro da equipe gestora do CETEP _ RECÔNCAVO, como Vice Diretora de Articulação com o Mundo do Trabalho. Então, já que estou pesquisando, resolvi criar esse blogger para registrar as descobertas, contribuições, experiências, eventos e o que ocorrer. Também espero contar com esse maravilhoso recurso para potencializar a aprendizagem, via interatividade. Participe! Ficarei muito grata.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Princípios da Educação Profissional


Formação Integral - A Educação Profissional é parte estratégica do desenvolvimento da Bahia, estando vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos Territórios de Identidade, cadeias produtivas e arranjos socioprodutivos locais. Expressa dois direitos fundamentais do cidadão: o direito à educação e o direito ao trabalho. Objetiva a formação integral, envolvendo a formação profissional de jovens e trabalhadores.  Além disso, a Educação Profissional está articulada às diferentes formas de educação, trabalho, ciência e tecnologia. Está voltada, também, ao permanente desenvolvimento da capacidade dos estudantes de adaptar-se, com criatividade e inovação, às novas condições das ocupações e às exigências posteriores de aperfeiçoamento e de especialização profissional.
Trabalho como princípio educativo -  O trabalho é um princípio educativo. Isso quer dizer que prepara os jovens e trabalhadores para o mundo do trabalho, prepara-os para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da sua implicação para a sociedade. O estudante torna-se uma pessoa e um cidadão pleno, um sujeito de direitos, capaz de intervir no mundo do trabalho e na sociedade. 
Intervenção social como princípio pedagógico - Na Educação Profissional da Bahia, a intervenção social é princípio pedagógico. Possibilita que o estudante aprenda os conteúdos e práticas em situações reais e contribui para a sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Com isso, permite que o estudante dê um retorno social, aplicando seus conhecimentos e habilidades nos Territórios de Identidade onde vive.

Currículo - Na Educação Profissional da Bahia, a matriz curricular contempla a construção de conhecimentos, valores e habilidades utilizando para isto a Base Nacional Comum (disciplinas das áreas de conhecimento Linguagens, Ciências Exatas e Naturais, e Ciências Humanas). O que se pretende com isso é garantir a Formação Técnica Específica (disciplinas de caráter técnico, específicas para cada curso), mediados pela Formação Técnica Geral (disciplinas fundamentais para a compreensão e atuação no mundo do trabalho).  Também articula teoria e prática, ciência, tecnologia e sociedade, e os saberes acadêmicos e os construídos na vida e no trabalho. A perspectiva é levar o estudante à compreensão do mundo do trabalho em geral e dos aspectos relacionados com as ocupações específicas, apropriação das ferramentas e práticas básicas das ocupações. Além disso, instrumentaliza os estudantes para a construção permanente do bem-estar e da autonomia no trabalho.


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