Formação Integral - A
Educação Profissional é parte estratégica do desenvolvimento da Bahia, estando
vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos
Territórios de Identidade, cadeias produtivas e arranjos socioprodutivos
locais. Expressa dois direitos fundamentais do cidadão: o direito à educação e
o direito ao trabalho. Objetiva a
formação integral, envolvendo a formação profissional de jovens e
trabalhadores. Além disso, a Educação Profissional está articulada às
diferentes formas de educação, trabalho, ciência e tecnologia. Está voltada,
também, ao permanente desenvolvimento da capacidade dos estudantes de
adaptar-se, com criatividade e inovação, às novas condições das ocupações e às
exigências posteriores de aperfeiçoamento e de especialização profissional.
Trabalho como princípio
educativo - O trabalho é um princípio educativo. Isso quer dizer que prepara os jovens e trabalhadores para
o mundo do trabalho, prepara-os para atender às demandas socioeconômicas e
ambientais do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da
técnica e da sua implicação para a sociedade. O estudante torna-se uma pessoa e
um cidadão pleno, um sujeito de direitos, capaz de intervir no mundo do
trabalho e na sociedade.
Intervenção social como princípio pedagógico
- Na Educação Profissional da Bahia, a intervenção social é
princípio pedagógico. Possibilita que o estudante aprenda os conteúdos e
práticas em situações reais e contribui para a sua formação integral, fazendo
com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Com isso, permite que
o estudante dê um retorno social, aplicando seus conhecimentos e habilidades
nos Territórios de Identidade onde vive.
Currículo - Na Educação Profissional da Bahia, a matriz curricular
contempla a construção de conhecimentos, valores e habilidades utilizando para
isto a Base Nacional Comum (disciplinas das áreas de conhecimento Linguagens,
Ciências Exatas e Naturais, e Ciências Humanas). O que se pretende com isso é
garantir a Formação Técnica Específica (disciplinas de caráter técnico,
específicas para cada curso), mediados pela Formação Técnica
Geral (disciplinas fundamentais para a compreensão e atuação no mundo do
trabalho). Também articula teoria e prática, ciência, tecnologia e
sociedade, e os saberes acadêmicos e os construídos na vida e no trabalho. A
perspectiva é levar o estudante à compreensão do mundo do trabalho em geral e
dos aspectos relacionados com as ocupações específicas, apropriação das
ferramentas e práticas básicas das ocupações. Além disso, instrumentaliza os
estudantes para a construção permanente do bem-estar e da autonomia no
trabalho.
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